LIVROS DO HUMBERTO

BICHOS SINISTROS - UM LIVRO SOBRE RATOS, BARATAS, ARANHAS E ESCORPIÕES

Numa linguagem leve e divertida, o biólogo Humberto Conzo fala de ratos, baratas, aranhas e escorpiões, esses bichinhos que provocam tanto nojo e às vezes até medo, mas dos quais no fundo sabemos muito pouco. Ele conta onde vivem, como vivem, que doenças podem transmitir e oferece muitas outras informações curiosas e surpreendentes. Conhecendo um pouco mais esses animaizinhos, certamente vamos saber lidar melhor com a proximidade deles e nos proteger do jeito certo de seus efeitos nocivos.

DESCOBRINDO OS BICHOS DO JARDIM

Todo mundo em algum momento da vida já parou para observar um bicho em um jardim. Quem é que não se encanta com as lindas cores das borboletas, com o trabalho das formigas, ou com a capacidade que o tatuzinho tem de se enrolar? Voltado para todas as idades, este livro é um guia perfeito para quem gosta de observar esses incríveis bichinhos!

Sucesso de público, já vendeu cerca de 10 mil exemplares

MORCEGOS, PERNILONGOS, PULGAS E OUTROS SUGADORES DE SANGUE

Existem muitos livros e filmes sobre vampiros, mas todos são histórias de ficção. Mas os vampiros de verdade existem e estão entre nós. São insetos e outros bichos que sugam nosso sangue ou o de outros animais para sobreviver e se reproduzir, e nesse processo podem nos transmitir graves doenças. Este livro é sobre esses sugadores que enfrentamos na vida real. Ele diz onde vivem, como vivem e por que sugam nosso sangue. Fala das doenças que eles podem transmitir e como podemos nos proteger. Ao terminar sua leitura, todos concluirão que a realidade, a natureza podem ser até mais intrigantes que as histórias de ficção.

DESCOBRINDO OS BICHOS DA PRAIA

Este livro é uma homenagem ao lindo ambiente que serve de morada a muitos animais. Nele vamos conhecer um pouco sobre os vários bichos que podemos encontrar na praia. Aprender a diferença entre um siri e um caranguejo. Saber quem mora dentro daqueles furinhos que soltam bolhas na beira da água e identificar os bichos que muitas vezes nem percebemos que estão por ali. Um ótimo guia para despertar a curiosidade das crianças e informar também os adultos. Uma obra que deve ser levada junto com as pazinhas e baldinhos, estimulando novas formas de brincar e interagir com a praia, para que possamos conhecê-la melhor e respeitar os animais que nela vivem.

ABECEDÁRIO DE AVES BRASILEIRAS

Para cada letra do alfabeto, este livro oferece a ilustração de Geraldo Valério e textos de Humberto Conzo Junior sobre um pássaro brasileiro com nome iniciado por essa letra. A proposta é singela, a realização é magistral. As belíssimas colagens de Geraldo Valério retratam em todo o seu colorido conhecidas aves brasileiras da nossa fauna, abrindo nossos olhos para a observação da natureza e para a apreciação do trabalho artístico. É uma obra que cativa adultos e crianças. 

ABECEDÁRIO DE BICHOS BRASILEIROS

Depois de "Abecedário de aves brasileiras", Geraldo Valério confirma seu virtuosismo na arte das colagens retratando animais de várias famílias da fauna brasileira. Acompanham as ilustrações algumas informações básicas sobre cada espécime, elaboradas pelo biólogo Humberto Conzo Junior.

RETRATOS DA VIDA EM QUARENTENA

Retratos da vida em quarentena é resultado de uma chamada pública de textos lançada pelas editoras Elefante e Dublinense em março de 2020, quando a covid-19 começava a se espalhar pelo país, levando boa parte da população ao isolamento social ― e outra boa parte, ao risco da labuta diária fora de casa em plena pandemia. Nossa proposta era "selecionar textos narrativos em prosa, em primeira ou terceira pessoa, escritos em língua portuguesa por brasileiros e brasileiras (ou estrangeiros e estrangeiras residentes no Brasil), sobre a experiência de atravessar a pandemia de coronavírus". Recebemos mais de mil textos, entre os quais escolhemos os dezenove que acreditamos refletir da melhor maneira, e com grande pluralidade de vozes, esse momento inédito em nossa vida. MARLUCE Humberto Conzo Junior MANUAL DO OBITUARISTA Laura Castanho ABRE E FECHA Rosana Vinguenbah Ferreira A PROMESSA DE DONA TATÁ Nelma Rolande DELIVERY João Paulo Vasconcelos TECNICAMENTE Vitor Fernandes POR QUE BRENDA ESCREVE Elaine Narcizo O VELHO E O RIO André do Amaral SOLO Carol Miranda MALDITA CINTHIA Matheus de Moura ALFACES ESTRAGADAS Iuli Gerbase OLHAR NA TUA CARA E DESCOBRIR QUE HORAS PODEMOS CONVERSAR Caio Riscado e Maria Isabel Iorio COVID-1997 Jaime S. Filho QUARENTENA, 10 LETRAS Analu Bussular EXERCÍCIOS BRONCODILATADORES DE RÁPIDA AÇÃO Flor Reis O PROBLEMA Laiz Colosovski ELE Ana Clara de Britto Guimarães QUARENTA QUARENTENAS Mateus Dias Pedrini PORTAS E JANELAS ESCANCARADAS Jean Ferreira

AS SETE MORTES DO MEU PAI

Durante o velório de seu pai, o personagem narrador, que leva o mesmo nome do autor, recebe uma notícia desconcertante.

Após lidar com as questões mais urgentes, que a morte e a notícia causaram, passa a revisitar seu passado e sua relação com o pai. Sem acesso aos pertences dele, lhe resta apenas um álbum de fotos de família e poucos documentos e objetos deixados para trás. Partindo desta memorabilia, o personagem narra e reconstrói os momentos que lhe separaram de seu pai.

Um filho que sempre se achou diferente do pai, que sempre quis ser diferente do pai, vai percebendo a importância da figura paterna em sua vida, para o bem e para o mal, e se dá conta do quanto há de semelhanças entre eles.

Uma história onde o longe não exclui o perto, e as diferenças não tiram a força das semelhanças.

Um romance de (des)formação e (re)formação, onde o narrador/autor se desconstrói para poder se reconstruir.


A linguagem que Humberto Conzo Junior encontrou para narrar a sua história vai, sem querer, inconscientemente nos levando. Uma memória de dor. Um testemunho, sobretudo, de profundo amor. Vale lembrar: eis a força da literatura e o seu poder transformador. (MARCELINO FREIRE)